O Land Rover Discovery Sport está disponível com uma versão 4x2, que pode ser vista como uma "traição" à herança histórica de uma marca que nasceu, cresceu e garantiu reconhecimento graças às suas capacidades fora-de-estrada. Mas em tempos feitos de mudança a tradição já não é o que era e o mercado fala mais forte.
Um SUV não tem que ser um "jipe", basta-lhe parecê-lo. Por isso, começaram a surgir opções 4x2 porque a esmagadora maioria dos clientes nem equaciona a possibilidade de colocar uma roda fora do asfalto e, quando faz, é por caminhos que qualquer automóvel tradicional também pode percorrer.
Por isso, mesmo os chamados construtores especialistas no mundo dos todo-o-terreno foram obrigados a rever a sua posição para responder às exigências do mercado e o Range Rover Discovery Sport é um excelente exemplo.
VERSÃO 4X2. Os adeptos mais fundamentalistas da Land Rover consideram o Discovery Sport 2.0e D4 4x2 uma heresia. Pode ser, mas temos de admitir que faz todo o sentido, sobretudo no mercado nacional. Em termos de imagem é semelhante a todos os Discovery Sport, mas tem um preço a partir dos 43 mil euros e paga classe 1 nas portagens, desde que conte com Via Verde, e isso faz toda diferença para quem tem que pagá-las diariamente. Depois, a maioria dos clientes deste tipo de veículos não pensa em utilizá-lo em maus caminhos, mas se o quiser fazer a altura ao solo permite-lhe ser utilizado como um todos-os-caminhos, o que aumenta a sua polivalência.
Os assentos traseiros podem ser deslocados longitudinalmente (16 cm) para dilatar a bagageira, cujo volume pode variar entre os 454 e os 541 litros ou chegar aos 1 698 litros com as costas rebatidas.
O desenho dos bancos, os forros e os estofos dependem dos vários níveis de equipamento propostos. É tudo uma questão de preço, mas mesmo as propostas base são confortáveis e garantem um bom nível de apoio, o que contribui para o conforto.
MOTOR. O bloco 2.0 D4 de 150 cv é honesto na resposta a baixo regime, o que, aliado a um escalonamento correcto da caixa manual de seis velocidades, garante uma boa agilidade. Mesmo adoptando ritmos de condução mais rápida, os consumos andam à volta dos 6 litros/100 km, o que merece destaque num modelo que pesa 1,7 toneladas.
EM ESTRADA. Não se podem esperar milagres de um motor de 2.0 litros de cilindrada com 150 cv de potência, mas a resposta a baixo regime surpreende pela positiva numa condução urbana e permite manter ritmos elevados em estradas sinuosas. Nestas condições torna-se evidente que a regulação da suspensão privilegia o conforto e há algum adornamento da carroçaria. Mesmo assim, é necessário exagerar para o eixo dianteiro escorregar na inserção em curva (sub-viragem), e quando isso acontece basta aliviar o pé do acelerador e a situação está resolvida.
Motor 2.0 D4 diesel
Cilindrada 1 999 cc
Potência máxima 150 cv/3 500 rpm
Binário máximo 380 Nm/1 750 rpm
Velocidade máxima 180 km/h
0 a 100 km/h 10,6 s
Consumo médio 4,7 litros/100 km
Emissões de CO2 123 g/km
Preço desde 47 552 €
+ FAMILIAR. Um habitáculo confortável e espaçoso e um motor pouco guloso são grandes argumentos de um modelo de carácter vincadamente familiar.
- TRADIÇÃO. Há anos seria impensável pensar num Land Rover 4x2. A tradição já não é o que era, apesar de esta ser uma proposta honesta.